19 de abr de 2010

Missões na Bolívia- Trabalho com Jovens, adolescentes e crianças

Os Missionários Wellington e Eliel em La Paz na ocasião de uma eliminatória entre Brasil e Bolívia. Nesta época, o Miss. Eliel ainda estava em La Paz e os dois se encontraram lá para assistir (Brasil não ganhou, mas tudo bem...Rsrsrs... )
O trabalho de Missões da nossa igreja na Bolívia desde antes (teve o seu início em Abril/2009)e agora pós-Projeto, tem progredido, para a glória de Deus. O Missionário Wellington Lopes, além de contar com o apoio da sua família, a irmã Lourdes e suas filhas Lais e Lauane, e com o apoio à distância da Igreja, do DEM, do DOM e da ALIANÇA, enfim, de todos aqueles que estão daqui orando e "segurando as cordas"; agora pode contar também com mais um reforço para o desenvolvimento do trabalho  do Senhor. O Missionário Eliel Cesar, que estava trabalhando no campo da Assembleia de Deus em La Paz, está agora cooperando com o campo em Cochabamba., onde tem sido usado por Deus de forma maravilhosa no trabalho com as crianças e adolescentes. Logo abaixo, trago uma carta do Missionário Eliel, que por sinal, é muito importante, pois nos leva a refletir melhor acerca da nossa visão sobre o que é o trabalho com crianças e  ainda acerca de qual tem sido o nosso investimento  para  a realização deste trabalho em nossos campos e igrejas, seja orando ou contribuindo financeiramente. Uma 
coisa que eu percebo é que muitas vezes poderíamos até nos esforçar mais e investir mais, dando mais condições para que os professores de EBD infantil tenham mais recursos para desenvolver um  melhor trabalho. Se faz necessário que as igrejas invistam mais para que estes professores ou mesmo aqueles que almejam trabalhar com crianças na Igreja, tenham acesso a Cursos e reciclagem e intercâmbios para troca de ideias e compartilhamento de materiais entre si. Há também aqui algumas fotos do trabalho que Eliel vem desenvolvendo em Cochabamba juntamente com o casal de Missionários Wellington e Lourdes.
Toda a atenção voltada para as coisas de  Deus

Peça teatral. Atuando: Miss. Eliel e Miss. Lourdes (esposa do irmão Wellington
Momento de Louvor e adoração ao Senhor
Talentos à disposição de Deus

 CONTEÚDO DA CARTA DO MISS. ELIEL CESAR


Desde sempre o ministério com crianças e adolescentes me fascinou. Na igreja onde cresci tive a oportunidade de participar, organizar e liderar ministérios entre grupos nessa faixa etária. Naquela época o chamado "ministério infantil" ainda era para muitas pessoas uma "perda de tempo", uma maneira de manter os "pirralhos" ocupados. Lembro com saudades de reunioes nas segundas-feiras com um grupo de 9 adolescentes onde estudávamos a Bíblia e tratávamos questoes sobre o universo teen. Anos depois pudemos organizar o departamento de adolescentes e daí foram acampamentos, retiros, congressos e nao paramos mais...

Boa parte dessa turma já está casada e com filhos (o tempo voa!!!), mas algo me chama atençao mesmo depois de todo esse tempo: os resultados desse trabalho. Hoje vejo que a maioria dessas "nossas crianças e adolescentes" está envolvida de alguma forma no trabalho do Senhor!!! Desse grupo sairam professores de escola bíblica, cantores, músicos, pastores e missionários. Outros que nao estao à frente de trabalhos na igreja, se tornaram profissionais e atuam em suas áreas dando verdadeiro testemunho cristao. Infelizmente nem todos permaneceram nos caminhos do Senhor, mesmo assim quando nos encontramos lembramos com saudades daquele tempo e invariavelmente todos dizem: "aquela época ainda faz diferença nas nossas vidas".

Desde que cheguei à Bolívia, tenho me deparado com oportunidades de trabalhar com crianças e adolescentes. Isso aconteceu em La Paz e está se repetindo em Cochabamba. Semanalmente tenho ido a um projeto com crianças carentes do bairro onde vivo e, juntamente com o Pr. Wellington, tenho compartilhado acerca da Palavra de Deus com os 150 alunos inscritos. Há também um orfanato para meninas onde vivem 31 internas e fomos convidados a, duas vezes por mês, fazer um trabalho de evangelismo, discipulado e aconselhamento.

Hoje olho para esses adolescentes com mais expectativas do que olhava para aqueles de anos anteriores. Creio que o resultado que pude ver na vida daqueles me fazem "sonhar mais alto" em relaçao a esses. Já vi os efeitos da Palavra quando é semeada em boa terra. Hoje posso estar diante de futuros pastores, missionários, líderes, políticos, profissionais liberais. Nao posso imaginar o impacto que poderao gerar na sociedade onde estarao inseridas, mas sei que isso irá ocorrer...
 

Infelizmente, ainda há quem olhe para o ministério de evangelismo de crianças e adolescentes como algo "sem muito futuro", mas isso é um grande equívoco. O mundo islâmico sabe o quanto vale a pena investir em crianças, o tráfico de drogas nos morros cariocas arregimenta meninos e meninas que sequer entraram na puberdade, a pedofilia tem roubado a infância de crianças em várias partes do mundo e na Bolívia os números sao alarmantes.

O que hoje nos parece irrelevante e digno de pouca atençao, amanha poderá fazer diferença na vida de muitos. Que Deus nos dê a mesma visao de Jesus acerca do valor da criança e do adolescente, nao minimizando sua importância ou reservando-lhes um papel de coadjuvantes. E que priorizemos o discipulado de crianças e adolescentes conforme escreveu Salomao: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, nao se desviará dele." Pv. 22:6.

Particularmente, louvo a Deus pela vida de pessoas que investiram na minha vida nos anos de infância e puberdade, meus pais, professores de escolas bíblicas (EBD e EBF), monitores de acampamento, pastores, missionários, conselheiros, crentes em geral... Pessoas que foram (e sao) exemplo para minha vida. Pessoas que enxergaram relevancia onde tudo aparentava ser irrelevante. Meu desejo é ser usado pelo Senhor para abençoar vidas, como essas vidas foram usadas para abençoar-me. Sobre nosso trabalho aqui, estou seguro de que é um campo fértil onde como fomos chamados a plantar e regar mas do Senhor virá o crescimento.

Agradeço o apoio demonstrado nas mais variadas formas: intercessao, contribuiçao, palavras de incentivo, divulgaçao, etc. Que o Senhor continue a nos dar oportunidades e que sejamos sábios em aproveitá-las.

No amor de Cristo,
Eliel Cesar

Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo(a) e obrigada por deixar comentários relevantes e por não postar como anônimo. Não publicarei comentários anônimos ou que contenham palavras depreciativas. Volte sempre para conferir as novas publicações do Blog! Visite também as postagens antigas (na barra lateral do Blog ou clicando no final da página em POSTAGENS MAIS ANTIGAS). Seja abençoado! Um abraço!

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?
Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Is 6.8)

Marcadores do Blog. Clique e leia os Artigos relacionados a cada tema.

A Bíblia para os povos A Missão da Igreja Ação Social da Igreja AMME Evangelizar Aplicativos para celular Aplicativos para Smartphone Aplicativos para Tablet Apoio aos Missionários sertanejos Campo Missionário Transcultural Carta Missionária comodismo compaixão compaixão pelas almas compaixão significado compromisso com Deus Congressos cristãos perseguidos Cuidado pastoral do Missionário Cultura da Bolívia cultura e práticas diabólicas Curiosidades Bíblicas Curso de Missões Urbanas definição de compaixão Dia da Bíblia Dia da Igreja perseguida Discipulado DNA Missions DOM- Departamento de Orientação Missionária Download de Slide de Missões é preciso olhar como Deus olha entrevista Equipe WDA Estados Unidos Eritreia Estratégias de Evangelismo etnocentrismo. Evangelho Evangelho de Jesus Evangelho Integral Evangelismo evangelização evangelização no Brasil Feliz Natal Compaixão pelas almas Ficha de apadrinhamento do Projeto Nova Vida fidelidade na pregação fidelidade no ministério frieza espiritual Gincana Missionária Guiné- Bissau Igreja Igreja e Missões Igreja local e missões Igreja Missionária Igreja perseguida imagens do Projeto Bolívia Informação Intercessão Missionária Investimento em Missões Janela 10X40 Jogral Jogral de Missões Jogral de Natal Jogral para Culto de Missões Jogral sobre a Volta de Jesus Cristo Kit Gay Lei da Mordaça Leis que tramitam no Congresso contra a igreja Levantamento de Recursos para Missões Liberdade de expressão da Igreja mantenedores de Missões Miss. Adriana Urban Missão da Igreja Missão e humildade Missão Integral Missio Blogs Missionária Missionária Tatiana Moura Missionários Missões Missões entre o povo Konkombas Missões entre os índios Missões na África Missões na Bolívia Missões na Espanha Missões no Brasil Missões no País de Gales Missões no Rio Grande do Norte Missões no sertão Missões no Sul da Espanha Missões Transculturais Missões Urbanas Natal New Life Project in Bolivia Notícias do Campo missionário na Bolívia Notícias do Campo Missionário na Espanha Notícias do Campo na Bolívia Notícias Missionárias Notícias Missionárias do Uzbequistão O crescimento do Islamismo no mundo O Evangelho contextualizado o que é compaixão? o que é sincretismo o retorno ao Evangelho da Cruz Obra Missionária omissão Oração e ação Oração e Missões Padre se converte ao Evangelho na cidade de Sousa Países onde há perseguição aos cristãos Pastor Zapatta perfil Missionário PL 122/2006 Portas Abertas Pr. Ronaldo Lidório Pr. Sidney Xaxá Pregação Projeto África Projeto Bolívia Projeto Bolívia 2010 Projeto de Lei de Marta Suplicy Projeto Janela 10/40 Projeto Missionário Projeto Missionário Transcultural Projeto Nova Vida Projeto Nova Vida na Bolívia Proyecto Nueva vida recursos para conferência missionária recursos para culto de missões Recursos para Missões reflexão missionária Reflexões sobre Missões Reflexões sobre o Natal Responsabilidade social da Igreja Ronaldo Lidório segmentos menos evangelizados sincretismo sincretismo afro-brasileiro Slide de Missões sobre o Brasil Slide de Missões-Brasil Slides de Missões soldado de Cristo STEC João Pessoa testemunho cristão Trabalho evangelístico com jovens adolescentes e crianças Tradução da Bíblia Tribos Urbanas verdadeiro Evangelho de Jesus Vídeo Aline Barros Vem que está chegando o Natal Vídeo sobre o Crescimento do Islamismo no mundo ocidental Vídeo Voices Natal VINACC Visão Nacional da Consciência cristã Visão 2025 Visão Missionária visto para missionário Zapatta Piura-Perú