7 de dez. de 2009

Missões- Entrevista com a Missionária Adriana Oliveira Urban



Miss Adriana Oliveira tiene una licenciatura en Medios de Comunicación Urbana UFPE; Licenciatura en Teología con especialización en misiones en el Master Bethel Brasileiro de Misionología en el Seminario de Educación Cristiana en Recife. Actualmente trabaja junto a su esposo, el pastor Hans Urbano, Iglesia Bethel Brasileiro gauchinha I. Se ha desempeñado en el campo misionero en Pocinhos en Cariri Paraiba (2003-2007).

Entrevista:



1- Compaixão pelas almas- Qual a abrangência do termo Missões para a senhora?




Miss. Adriana Urban- Segundo a ideia do Missiólogo David Bosch, com a qual concordo, Missão é o chamado de toda a Igreja para proclamar a Soberania de Deus sobre toda a Terra, convocando cada ser humano a viver segundo os propósitos divinos em todas as áreas de sua vida. Para realizar a Missão- que é de cada discípulo de Cristo- são empreendidas Missões de vários perfis como Missões Urbanas, Missões Transculturais e Missões Indígenas. Sendo assim, todos somos convocados para cumprir nossa Missão e temos muitas oportunidades para isso, em várias Missões. No dia-a-dia é fácil perceber que os dois termos são usados como sinônimos.




2- Compaixão pelas almas- O que é ser Missionário?




Miss. Adriana Urban- Se pensamos que todos nós cristãos somos convocados para cumprir a Missão, todos podemos ser chamados de Missionários. Mas também podemos pensar especificamente, entendendo que Missionário é aquele cristão que se dedica especificamente ao trabalho de Missões, tendo-o como prioritário.




3- Compaixão pelas almas- Na sua concepção, qual tem sido a postura das Igrejas em relação a Missões nos dias atuais?




Miss. Adriana Urban- Ainda há muito a aprender sobre Missões em nossas igrejas. Em muitas delas um culto por mês dedicado ao tema é tudo o que se faz, ou mais algum evento como Conferências. Entendo que temos o dever de esclarecer uns aos outros sobre o objetivo de Missões, que é a Glória de Deus, e a motivação para Missões, que é obediência às Escrituras e consequentemente ao próprio Senhor. É dele a iniciativa missionária- ir ao resgate do ser humano afastado de sua glória. Precisamos nos dedicar a aprender as bases bíblicas de Missões.




4- Compaixão pelas almas- A senhora poderia traçar para nós o perfil da Igreja que pensa e realiza Missões de forma parcial e daquela que o faz de forma Integral?




Miss. Adriana Urban- Fazer Missões de forma parcial é não entender com profundidade o que as Escrituras ensinam sobre o mandato de Deus para seu povo. É como cumprir tarefas sem comprometimento real. Orar por orar, sem compreender a importância disso. É realizar o Culto de Missões como um evento apenas. Enviar oferta missionáaria como desencargo de consciência. É não compreender o chamado, não perceber as pessoas com a persepção de Deus- que se compadece e se mobiliza ao ponto de mandar seu Filho para mostrar tudo isso muito concretamente e concretizar o resgate do perdido, porque o ama. Fazer Missão Integralmente é seguir o exemplo de Cristo, que se preocupava com a dor do próximo, que oferecia conforto para a alma neste mundo, apesar de suas aflições, e esperança eterna. É viver um Evangelho que olha para o ser humano com todas as suas necessidades, e busca resagatar com ações e orações a imagem de Deus no homem e na mulher.




5- Compaixão pelas almas- Do seu ponto de vista, onde começa e até onde vai a responsabilidade por parte da Igreja Local, da Agência Missionária e/ou de irmãos de forma individual com relação ao Cuidado Pastoral do Missionário?




Miss. Adriana Urban- A Igreja Local tem um papel importantíssimo, pois está enviando parte de si mesma para um campo missionário. É necessário que haja, tanto da parte do líder da Igreja, quanto do conselho missionário um relacionamento estreito com o Missionário, um acompanhamento da sua vida pessoal, sabendo suas metas, desafios, expectativas, dificuldades; acompanhando como um pai acompanha um filho- e o filho, sabendo que pode contar com o apoio do "pai". A Agência Missionária também vai ser procurada periodicamente pela Igreja Local, pois as questões burocráticas como o Visto, Passaporte, sustento, passam por ela. A Agência Missionária também pode ser acionada no caso de necessidade de transporte urgente por questões de saúde ou de conflitos civis ou militares- como guerras. Os irmãos individualmente, como membros do Corpo de Cristo, podem participar de maneira muito graciosa no cuidado do Missionário, enviando cartões, cartas, e-mails, fotos, orando constantemente, telefonando e até fazendo visitas. Também podem- e devem- hospedar os Missionários, oferecer-lhes passeios e lazer (Missionário também é ser humano!!!), e até suprir necessidades materiais ou outras, conforme percebam. Penso que quando há um comprometimento real e profundo, essas pequenas atitudes vão se desdobrando naturalmente e quando o Missionário percebe que tem alguém em quem confia, o irmão que quer servi-lo vai ter liberdade até mesmo para perguntar em que pode servir especificamente.




6- Compaixão pelas almas- Quais as diversas formas através das quais todo cristão pode e deve fazer Missões?




Miss. Adriana Urban- A princípio, se fortalecendo na Palavra de Deus, aproveitando cada oportunidade para aprender- isso quer dizer ler a Bíblia e estudá-la. Quando estamos fortalecidos na Palavra, estamos mais aptos a servir conforme a vontade de Deus. Vamos aprender na vivência na nossa Igreja Local- é a melhor escola de Missões- oferece inúmeras oportunidades de servir, de fazer Missões. Tudo começa por aí e se desdobra naturalmente. Perceba que cada Missionário começou sendo um servo dedicado em sua Igreja Local... ou pelo menos deveria ser assim...




7- Compaixão pelas almas- A senhora poderia contar-nos um breve testemunho da experiência sua e de sua família no Campo Missionário; onde foi, quais foram as maiores dificuldades enfrentadas e sobre o cuidado pastoral que recebeu, (se recebeu) enquanto estava neste campo?




Miss. Adriana Urban- Minha experiência é breve. Tenho apenas seis anos de Campo Missionário, ou seja, trabalhando com Missões em tempo integral. O primeiro Campo, Pocinhos, foi a terra onde a semente deve morrer para dar fruto. Eu era muito imatura- mais do que poderia imaginar- e esperava demais das pessoas. Aprendi que em alguns Campos a resposta positiva ao Evangelho pode demorar anos... e é preciso preservar. Hoje entendo que muitas Igrejas e cristãos em geral, só compreenderão as dificuldades do Missionário se passarem um tempo com eles. Um exemplo é o que acontecia depois dos Avanços Missionários. Dois ou três dias de empolgação e as pessoas evangelizando e perguntando aos moradores locais se eles "aceitavam Jesus". Muitas fichas com a decisão:Sim. Quando íamos procurar cada pessoa- andando um bocado indo até cada casa- as pessoas se escondiam. Para elas "aceitar Jesus" é crer que Ele é o Filho de Deus, não é "passar para a "lei dos crentes". Só quando fazíamos a visita é que eles entendiam a seriedade do convite: entender e decidir que Jesus é quem estaria agora na direção das suas vidas como Senhor e Salvador. Dezenas de pessoas diziam que iam visitar a igreja, comparecer aos cultos. Na maioria das vezes ninguém ia, algumas vezeschegavam a ir uma, duas ou três. E os relatórios nas igrejas davam conta de que dezenas de pessoas haviam se convertido. A realidade é outra. Acho que alguns irmãos pensavam que o problema estava em nós, que não visitávamos, ou que éramos preguiçosos. Muitas vezes sentia-me sozinha na Missão...




8- Compaixão pelas almas- Qual é o texto bíblico que mais marcou a sua vida no chamado específico para a Missão?




Miss. Adriana Urban- Foi o Salmo 2.8a. Eu o li em uma devocional durante um Avanço Missionário do qual participei antes de ir ao Seminário. Eu não entendi o significado dele: "Pede-me e eu te darei as Nações por herança e os confins da terra por tua possessão." Hoje sei que é um Salmo messiânico, mas acredito que Deus usa as Escrituras para falar conosco especificamente, aplicando o texto à nossa vida. Entendo que se referia ao lugar pra onde Deus me levaria- o Betel Brasileiro, onde me preparei e é a Instituição à qual estou ligada, onde este versículo é muito citado. Hoje entendo que confins da terra é cada lugar- não necessariamente contando distância geográfica- onde há alguém que tem necessidade de compreender o Evangelho e o Plano de Deus para a sua vida. Acredito que, com o passar dos anosvou compreender mais coisas que Deus quer me ensinar através deste texto.




9- Compaixão pelas almas- Comente o porquê de tantos cristãos não considerarem a si mesmos como Missionários, mas somente aos outros.




Miss. Adriana Urban- Porque é sempre mais cômodo colocar a responsabilidade sobre os outros, e é isso que muitos de nós fazemos, infelizmente. É lamentável que pessoas que pensam ser Discípulos- alunos de Jesus, se disponham tão pouco a aprender com Ele. Quem sabe, se lessem mais o Novo Testamento, entendendo o que significa ser Discípulo...




9- Compaixão pelas almas- Deixe para nós e para todos os visitantes deste Blog uma breve mensagem de despertamento para a Obra Missionária.




Miss. Adriana Urban- Entendo que fomos chamados para um grande desafio- viver segundo a vontade de Deus. Não há nada melhor que isso e só vivendo para saber. Gosto muito do texto de Romanos 12.1-2. Não podemos experimentar sua boa, agradável e perfeita vontade sem nos submetermos à sua total Soberania, a ouvir e obedecer, a dar os passos diários segundo a Sua direção. Isso é vida que vale à pena... é vida em abundância. Que todos desejemos viver assim. Deus tem o melhor, o perfeito, o agradável, reservado para você e para mim.




Compaixão pelas almas- Agradecemos a sua rica contribuição para este Blog de Missões e desejamos que, através de suas palavras, muitos venham a ser despertados para a Missão e que muitos cheguem à convicção do seu chamado, e o principal: Que não sejam negligentes à voz do Senhor. Deus abençoe ainda mais a sua vida!

Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo(a) e obrigada por deixar comentários relevantes e por não postar como anônimo. Não publicarei comentários anônimos ou que contenham palavras depreciativas. Volte sempre para conferir as novas publicações do Blog! Visite também as postagens antigas (na barra lateral do Blog ou clicando no final da página em POSTAGENS MAIS ANTIGAS). Seja abençoado! Um abraço!

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?
Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Is 6.8)

Marcadores do Blog. Clique e leia os Artigos relacionados a cada tema.

A Bíblia para os povos A Missão da Igreja Ação Social da Igreja Campo Missionário Transcultural Carta Missionária comodismo compaixão compaixão pelas almas compaixão significado compromisso com Deus Congressos cristãos perseguidos Cuidado pastoral do Missionário Cultura da Bolívia cultura e práticas diabólicas Curiosidades Bíblicas definição de compaixão Dia da Bíblia Dia da Igreja perseguida Discipulado Download de Slide de Missões é preciso olhar como Deus olha entrevista Eritreia Estratégias de Evangelismo etnocentrismo. Evangelho Evangelho de Jesus Evangelho Integral Evangelismo evangelização evangelização no Brasil Feliz Natal Compaixão pelas almas fidelidade na pregação fidelidade no ministério frieza espiritual Gincana Missionária Guiné- Bissau Igreja Igreja e Missões Igreja local e missões Igreja Missionária Igreja perseguida imagens do Projeto Bolívia Informação Investimento em Missões Janela 10X40 Jogral Jogral de Missões Jogral de Natal Jogral para Culto de Missões Jogral sobre a Volta de Jesus Cristo Lei da Mordaça Leis que tramitam no Congresso contra a igreja Levantamento de Recursos para Missões Liberdade de expressão da Igreja mantenedores de Missões Miss. Adriana Urban Missão da Igreja Missão e humildade Missão Integral Missionária Missionária Tatiana Moura Missionários Missões Missões entre o povo Konkombas Missões entre os índios Missões na África Missões na Bolívia Missões na Espanha Missões no sertão Missões no Sul da Espanha Missões Transculturais Missões Urbanas Natal New Life Project in Bolivia Notícias do Campo missionário na Bolívia Notícias do Campo Missionário na Espanha Notícias do Campo na Bolívia Notícias Missionárias do Uzbequistão O crescimento do Islamismo no mundo O Evangelho contextualizado o que é compaixão? o que é sincretismo Obra Missionária omissão Oração e ação Oração e Missões Padre se converte ao Evangelho na cidade de Sousa Países onde há perseguição aos cristãos Pastor Zapatta perfil Missionário PL 122/2006 Pr. Ronaldo Lidório Pr. Sidney Xaxá Pregação Projeto África Projeto Bolívia Projeto Bolívia 2010 Projeto Missionário Projeto Missionário Transcultural Projeto Nova Vida Projeto Nova Vida na Bolívia recursos para conferência missionária recursos para culto de missões Recursos para Missões reflexão missionária Reflexões sobre Missões Reflexões sobre o Natal Responsabilidade social da Igreja Ronaldo Lidório segmentos menos evangelizados sincretismo sincretismo afro-brasileiro Slide de Missões sobre o Brasil Slide de Missões-Brasil Slides de Missões soldado de Cristo testemunho cristão Trabalho evangelístico com jovens adolescentes e crianças Tradução da Bíblia Tribos Urbanas verdadeiro Evangelho de Jesus Vídeo Aline Barros Vem que está chegando o Natal Vídeo sobre o Crescimento do Islamismo no mundo ocidental Vídeo Voices Natal Visão 2025 Visão Missionária visto para missionário Zapatta Piura-Perú