13 de abr. de 2010

Pastor Jair Silva fala do que viu na tragédia que se abateu em Niterói-RJ



Esta notícia é do ano de 2010, porém segue aqui o link acerca da nova catástrofe que se abateu sobre a Região Serrana do Rio nestes dias em 2011. Leia e saiba como ajudar as vítimas que sobreviveram
Chuvas no Rio- A catástrofe se repete, e o número de mortos já ultrapassa 553



No sábado fui ao Fonseca, Niterói e em Novo México, São Gonçalo. Já da ponte, ao se aproximar de Niterói, já dava para ver locais de desmoronamento. Em Niterói trânsito lento por kilômetros. No Morro da Caixa d'Água a população se manifestava pois desde terça estavam sem luz e assistência. Muito demoronamento, casas, ou parte delas, penduradas nos altos dos morros. Novo México, está em situação crítica e carece de sua ajuda. Eu e Alminha (esposa) contribuimos com os voluntários da Igreja Congregacional em Baldeador e pude abraçar gente querida que foram salvas por questões de segundos. Mas houve muitas mortes e destruição no bairro. O povo estava em estado de choque. Como combinadado com a direção da escola, estive no domingo, 11/04 na escola Paulo Freire, Niterói e pude dar a minha ajuda. As diretoras Cristina e Jadinéia, a merendeira Liliane, funcionários da Clin: Cátia, Ana Paula, Laura e Lindomar. Pais voluntários do Coconselho de Pais e Escola aberta aestavam lá. Uma ex professora, a professora Christiane e uma amiga. Nos dias anteriores outros professores e funcionários já tinham estado lá. Tudo da iniciativa civil e voluntária!!! Foi triste ver alunos, familiares e pessoas da comunidade feridos , bem como ouvir suas histórias como a da família que perdeu um filho, o aluno que perdeu seus avós e tio, a senhora que viu seu casal de filhos serem soterrados, mas que foram salvos por parentes e vizinhos, do senhor que foi retirado da lama na altura do peito, foi para o hospital na terça e foi liberado com a perna quebrada que só foi engessada na quinta! Fui com o Seu Lindomar, funcionário da escola que está desde terça feira para vermos o Morro 340 (não tem mais ninguém trabalhando lá, mas há vitimas não encontradas). Fomos no morro do Bumba. A visão é dantesca, terrível. Parece que uma bomba devastou o lugar. O Odor forte, a montanha de lixo, as casas destruídas, as pessoas desoladas. Mas vi tb esperança: O grupo do exército da salvação cuidando dos profissionais, casas particulares e igrejas, e escolas alojando desabrigados, muita gente levando doações: não são os grandes não, é o povo mesmo. A sociedade niteroiense e de todo Rio e Brasil se mobilizou. Vi também, infelizmente a demagogia dos políticos. O governador foi vaiado quando chegou ao Bumba para anunciar desapropriações e verbas para !aluguel social". Voltei para casa emocionalmente cansado, porém certo de que dei minha contribuição que continuará esta semana. Se desejar ser voluntário é so contactar.

Segue o relato da Profª kelly que esteve na escola hoje, 13/04. Concordo com ela, sobretudo, na omissão do poder público. Ainda bem que o prefeito do Rio no primeiro momento pediu aos cidadãos para ficarem em casa para as autoridades e serviços poderem trabalhar. Em Niterói parece que foram as autoridades que ficaram em casa, mas graças a Deus os cidadãos foram para as ruas e estão fazendo um belo, altruísta e caridoso trabalho! Segue a fala da professora: "Hoje estive na E.M. Paulo Freire, onde trabalho em Niterói, e a situação lá é pior do que a que eu pensava. Já passam de 200 pessoas alojadas , e não para de chegar gente lá, nosso pessoal está sozinho, sem apoio de prefeitura, não há assistente social, psicólogo ou seja qualquer autoridade pelo menos para ver o estado em que a escola se encontra e para dar um destino a essas famílias. Me doeu muito quando uma das minhas alunas de apenas 7 anos me abraçou, perguntou se estava tudo bem e me disse que seu irmãozinho de 2 anos haviado morrido no São José. Isso é uma realidade constante lá. Até agora, sabemos da morte de 2 alunos confirmados. Para piorar a situação, a carne da merenda que estava sendo usada para a alimentação foi cortada pela prefeitura, que não deu outra alternativa, a não ser doação. Além de carne (salsicha, frango, carne-seca), estamos precisando de farinha láctea. Estou querendo arrecadar brinquedos, mas só posso distribuir quando tiver quantitativo para todos. São em torno de 60 crianças ou mais. Nos ajudem no que for preciso!!! Mas não esqueçam também de olhar por São Gonçalo que está esquecida pela mídia e pelas autoridades. Há muitas escolas em que os desabrigados ainda não receberam nem a visita da Defesa Civil. O caos está instalado! Mas cabe a nós, homens e mulheres de Deus, fazermos a nossa parte."


Depois de ter lido tudo isso. O que você sente? O que você gostaria de falar sobre isso? Deixe o seu comentário logo abaixo. Precisamos nos posicionar diante de tanta omissão!


NÚMERO DA CONTA PARA CONTRIBUIR COM OFERTA PARA OS DESALOJADOS:





BANCO BRADESCO
Agência 04367-7

Conta Corrente 436642-5

em nome de União das Igrejas Evangélicas Congregacionais.


OBSERVAÇÃO: Se possível, façam depósito identificado.



Receba nossas atualizações:

Um comentário:

  1. Vamos levantar um clamor por essa cidade!
    Deus é fiel :)
    " Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará."
    Salmos 91:1

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo(a) e obrigada por deixar comentários relevantes e por não postar como anônimo. Não publicarei comentários anônimos ou que contenham palavras depreciativas. Volte sempre para conferir as novas publicações do Blog! Visite também as postagens antigas (na barra lateral do Blog ou clicando no final da página em POSTAGENS MAIS ANTIGAS). Seja abençoado! Um abraço!

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei? E quem há de ir por nós?
Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Is 6.8)

Marcadores do Blog. Clique e leia os Artigos relacionados a cada tema.

A Bíblia para os povos A Missão da Igreja Ação Social da Igreja Campo Missionário Transcultural Carta Missionária comodismo compaixão compaixão pelas almas compaixão significado compromisso com Deus Congressos cristãos perseguidos Cuidado pastoral do Missionário Cultura da Bolívia cultura e práticas diabólicas Curiosidades Bíblicas definição de compaixão Dia da Bíblia Dia da Igreja perseguida Discipulado Download de Slide de Missões é preciso olhar como Deus olha entrevista Eritreia Estratégias de Evangelismo etnocentrismo. Evangelho Evangelho de Jesus Evangelho Integral Evangelismo evangelização evangelização no Brasil Feliz Natal Compaixão pelas almas fidelidade na pregação fidelidade no ministério frieza espiritual Gincana Missionária Guiné- Bissau Igreja Igreja e Missões Igreja local e missões Igreja Missionária Igreja perseguida imagens do Projeto Bolívia Informação Investimento em Missões Janela 10X40 Jogral Jogral de Missões Jogral de Natal Jogral para Culto de Missões Jogral sobre a Volta de Jesus Cristo Lei da Mordaça Leis que tramitam no Congresso contra a igreja Levantamento de Recursos para Missões Liberdade de expressão da Igreja mantenedores de Missões Miss. Adriana Urban Missão da Igreja Missão e humildade Missão Integral Missionária Missionária Tatiana Moura Missionários Missões Missões entre o povo Konkombas Missões entre os índios Missões na África Missões na Bolívia Missões na Espanha Missões no sertão Missões no Sul da Espanha Missões Transculturais Missões Urbanas Natal New Life Project in Bolivia Notícias do Campo missionário na Bolívia Notícias do Campo Missionário na Espanha Notícias do Campo na Bolívia Notícias Missionárias do Uzbequistão O crescimento do Islamismo no mundo O Evangelho contextualizado o que é compaixão? o que é sincretismo Obra Missionária omissão Oração e ação Oração e Missões Padre se converte ao Evangelho na cidade de Sousa Países onde há perseguição aos cristãos Pastor Zapatta perfil Missionário PL 122/2006 Pr. Ronaldo Lidório Pr. Sidney Xaxá Pregação Projeto África Projeto Bolívia Projeto Bolívia 2010 Projeto Missionário Projeto Missionário Transcultural Projeto Nova Vida Projeto Nova Vida na Bolívia recursos para conferência missionária recursos para culto de missões Recursos para Missões reflexão missionária Reflexões sobre Missões Reflexões sobre o Natal Responsabilidade social da Igreja Ronaldo Lidório segmentos menos evangelizados sincretismo sincretismo afro-brasileiro Slide de Missões sobre o Brasil Slide de Missões-Brasil Slides de Missões soldado de Cristo testemunho cristão Trabalho evangelístico com jovens adolescentes e crianças Tradução da Bíblia Tribos Urbanas verdadeiro Evangelho de Jesus Vídeo Aline Barros Vem que está chegando o Natal Vídeo sobre o Crescimento do Islamismo no mundo ocidental Vídeo Voices Natal Visão 2025 Visão Missionária visto para missionário Zapatta Piura-Perú